NOVE CANDIDATOS LANÇADOS PARA CONCORRER A PREFEITO EM DUQUE DE CAXIAS
14/09/2020 17:01 em Política

CONHEÇA OS CANDIDATOS

A PREFEITO EM DUQUE DE CAXIAS

 

 

GLAUCO RANGEL

 

 

         As eleições municipais em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, terão pelo menos nove candidatos a prefeito. Depois que oito nomes já haviam sido confirmados, outros partidos também definiram, até essa última quarta-feira (16/09), o caminho que vão seguir em relação ao pleito eleitoral no município. A data foi o prazo final para a realização das convenções em todo o Brasil, de acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, partidos e coligações partidárias têm até o dia 26 de setembro para providenciar o registro de todas as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador junto à Justiça Eleitoral.

         Atual prefeito do município, o empresário Washington Reis (MDB) foi um dos primeiros a ter o nome lançado para as eleições deste ano, que vão acontecer no dia 15 de novembro (Primeiro Turno) e no dia 29 de novembro (em caso de necessidade de Segundo Turno, somente para o cargo majoritário). Washington, que governa Duque de Caxias pela segunda vez – ele foi eleito para o primeiro mandato em 2004 –, buscará a reeleição. O candidato a vice-prefeito da chapa é o engenheiro João Carlos Grilo, ex- federal secretário municipal de Obras, que foi indicado pelo Podemos.

         Ex-vereador por dois mandatos e atualmente deputado estadual, Marcelo do Seu Dino é o candidato do PSL à sucessão do governo municipal. Ele, que chegou a seguir carreira como policial militar e foi eleito para a Assembleia Legislativa do Rio em 2018, terá como companheiro de chapa o vereador Wendell. Já o Progressistas (PP) aposta na ex-deputada estadual e ex-deputada federal Andreia Zito e no candidato a vice-prefeito, Dr. André Campista. Filha de José Camilo dos Santos Filho, o Zito, que governou Caxias por três vezes, Andreia não é a única mulher que vai tentar ser a primeira prefeita da história da cidade. A outra é a professora e pedagoga Ivanete Silva (Psol). A chapa encabeçada por Ivanete, que concorreu a vice-governadora em 2018, terá como candidata a vice a advogada Michele Xavier.

         Outros quatro nomes foram confirmados em convenções partidárias que aconteceram no último domingo (13/09). O professor e sociólogo Gutemberg Cardoso é o candidato do Partido Verde a prefeito de Duque de Caxias, onde já exerceu o cargo de secretário de Cultura. O candidato a vice é o também professor e ex-vereador Pedro Paulo Noyma. Já o PC do B escolheu Samuel Maia. Mestre em História e ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel terá ao seu lado a bióloga Adriana Gomes, candidata a vice-prefeita.

         Segundo colocado nas eleições municipais de 2016, o ex-deputado estadual por cinco mandatos Jorge Moreira Theodoro, o Dica, tentará vencer dessa vez como candidato do PL. Ex-vereador, Thiago Barreto, do PMN, é o candidato a vice. E após vários anos, o PT voltou a ter candidato próprio a prefeito em Caxias. É o funcionário público da Casa da Moeda do Brasil e sindicalista Aluizio Junior, que terá Daniel Elias como companheiro de chapa.

         A última novidade foi a confirmação do nome de José Zumba como candidato a prefeito pelo PSB. Ele, que também já foi vereador, vai para a disputa nas urnas em uma coligação com o PDT, que indicou Leonardo Bruno, o Léo - filho do policial civil e parlamentar caxiense Cowboy Maluco Beleza -, para ser o candidato a vice na chapa. Já o Patriota, presidido pelo atual vice-prefeito Marquinho Pessanha, decidiu não lançar candidatura própria, mas apoiar Washington Reis nas eleições majoritárias no município.       

        

        

          

 

 

                       

                                                                           

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!