PERFIL DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE DUQUE DE CAXIAS
Aluizio Junior (PT)
Funcionário concursado da Casa da Moeda do Brasil, Aluizio Junior é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Casa da Moeda. Formado em Administração de Empresas, ele é também membro do Movimento Negro Unificado (MNU). O sindicalista já disputou eleição para vereador em Duque de Caxias e ficou como suplente. O candidato a vice-prefeito na chapa é Daniel Elias.
Andreia Zito (PP)
Advogada, Andreia Zito já foi deputada estadual e deputada federal. Em 2018, concorreu novamente a uma vaga para a Câmara Federal, mas não foi eleita. Filha de José Camilo dos Santos Filho, o Zito, que governou Duque de Caxias por três mandatos, ela vai disputar pela primeira vez a eleição para o cargo de chefe do Poder Executivo do município. Jorge César de Abreu concorre a vice na chapa.
Dica (PL)
Vereador por dois mandatos e deputado estadual por cinco consecutivos, Jorge Moreira Theodoro, o Dica, é advogado e já concorreu a prefeito de Duque de Caxias em outras ocasiões. Na última vez, em 2016, foi para o Segundo Turno, porém, saiu derrotado por uma diferença de 33.570 votos. Em 2018, Dica se candidatou a deputado federal, mas não foi eleito. O candidato a vice-prefeito é Thiago Barreto.
Gutemberg Cardoso (PV)
Sociólogo e professor, Gutemberg Cardoso vai disputar o pleito eleitoral para o Executivo municipal pela segunda vez. Ele também concorreu a deputado federal em duas eleições, sem sucesso. Gutemberg era o secretário de Cultura de Duque de Caxias quando começou a ser construído o Centro Cultural Oscar Niemeyer, no Centro. Pedro Paulo Noyma é o candidato a vice.
Ivanete Silva (PSOL)
Professora da rede pública e pedagoga, Ivanete Silva integrou a direção do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). Além de lutar pela valorização da Educação, é defensora de causas como o antirracismo e os direitos da mulher e da comunidade LGBTI+. Ela já foi candidata a prefeita de Duque de Caxias e, em 2018, concorreu a vice-governadora. Michele Xavier é candidata a vice-prefeita na chapa.
Marcelo Dino (PSL)
Policial militar, Marcelo Dino exerceu dois mandatos como vereador em Duque de Caxias e, na eleição de 2016, concorreu a vice-prefeito. Já em 2018, decidiu disputar o pleito para deputado estadual e acabou conquistando uma das vagas para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) ao obter mais de 24 mil votos. O candidato a vice na chapa é o vereador Wendell.
Samuel Maia (PC do B)
Mestre em História e formado também em Filosofia e Pedagogia, Samuel Maia vai disputar o cargo de prefeito pela segunda vez. Em 2000, foi candidato a vereador. Anos depois, foi secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias e subsecretário estadual para a Baixada Fluminense. Bem jovem, começou a participar de grupos da Igreja Católica, entre outras ações sociais. Adriana Gomes concorre a vice-prefeita.
Washington Reis (MDB)
Atual prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis vai tentar a reeleição. Ele, que também é empresário, começou a carreira política como vereador e deputado estadual. Em 2004, foi eleito para governar o município pela primeira vez. Após não se reeleger em 2008, Washington exerceu mandato como deputado federal. Em 2016, venceu a eleição municipal no Segundo Turno, com 54% dos votos. A chapa tem João Carlos Grilo como candidato a vice.
Zumba (PSB)
Funcionário público do estado do Rio de Janeiro, José Zumba foi vereador de Duque de Caxias por dois mandatos e é o presidente do PSB no município. Ele possui um histórico de atuações no Movimento de União de Bairros (MUB), em pastorais da Igreja Católica e no Conselho Municipal de Segurança Alimentar, e também de lutas em defesa da igualdade e de outras questões sociais. Leonardo Bruno, o Léo do Cowboy Beleza, concorre a vice-prefeito.