Ativa Nas Eleições 2020

 

PERFIL DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE DUQUE DE CAXIAS 

 

 

Aluizio  Junior (PT)

Funcionário concursado da Casa da Moeda do Brasil, Aluizio Junior é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Casa da Moeda. Formado em Administração de Empresas, ele é também membro do Movimento Negro Unificado (MNU). O sindicalista já disputou eleição para vereador em Duque de Caxias e ficou como suplente. O candidato a vice-prefeito na chapa é Daniel Elias.

 

Andreia Zito (PP)

Advogada, Andreia Zito já foi deputada estadual e deputada federal. Em 2018, concorreu novamente a uma vaga para a Câmara Federal, mas não foi eleita. Filha de José Camilo dos Santos Filho, o Zito, que governou Duque de Caxias por três mandatos, ela vai disputar pela primeira vez a eleição para o cargo de chefe do Poder Executivo do município. Jorge César de Abreu concorre a vice na chapa.  

 

Dica (PL)

Vereador por dois mandatos e deputado estadual por cinco consecutivos, Jorge Moreira Theodoro, o Dica, é advogado e já concorreu a prefeito de Duque de Caxias em outras ocasiões.  Na última vez, em 2016, foi para o Segundo Turno, porém, saiu derrotado por uma diferença de 33.570 votos. Em 2018, Dica se candidatou a deputado federal, mas não foi eleito. O candidato a vice-prefeito é Thiago Barreto.  

 

Gutemberg Cardoso (PV)

Sociólogo e professor, Gutemberg Cardoso vai disputar o pleito eleitoral para o Executivo municipal pela segunda vez. Ele também concorreu a deputado federal em  duas eleições, sem sucesso.  Gutemberg era o secretário de Cultura de Duque de Caxias quando começou a ser construído o Centro Cultural Oscar Niemeyer, no Centro. Pedro Paulo Noyma é o candidato a vice.

 

Ivanete Silva (PSOL)

Professora da rede pública e pedagoga, Ivanete Silva integrou a direção do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). Além de lutar pela valorização da Educação, é defensora de causas como o antirracismo e os direitos da mulher e da comunidade LGBTI+. Ela já foi candidata a prefeita de Duque de Caxias e, em 2018, concorreu a vice-governadora. Michele Xavier é candidata a vice-prefeita na chapa.

 

 

Marcelo Dino (PSL)

Policial militar, Marcelo Dino exerceu dois mandatos como vereador em Duque de Caxias e, na eleição de 2016, concorreu a vice-prefeito. Já em 2018, decidiu disputar o pleito para deputado estadual e acabou conquistando uma das vagas para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) ao obter mais de 24 mil votos. O candidato a vice na chapa é o vereador Wendell.

 

Samuel Maia (PC do B)

Mestre em História e formado também em Filosofia e Pedagogia, Samuel Maia vai disputar o cargo de prefeito pela segunda vez. Em 2000, foi candidato a vereador. Anos depois, foi  secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias e subsecretário estadual para a Baixada Fluminense. Bem jovem, começou a participar de grupos da Igreja Católica, entre outras ações sociais. Adriana Gomes concorre a vice-prefeita.   

  

Washington Reis (MDB)

Atual prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis vai tentar a reeleição. Ele, que também é empresário, começou a carreira política como vereador e deputado estadual. Em 2004, foi eleito para governar o município pela primeira vez. Após não se reeleger em 2008, Washington exerceu mandato como deputado federal. Em 2016, venceu a eleição municipal no Segundo Turno, com 54% dos votos.  A chapa tem João Carlos Grilo como candidato a vice.

 

Zumba (PSB)

Funcionário público do estado do Rio de Janeiro, José Zumba foi vereador de Duque de Caxias por dois mandatos e é o presidente do PSB no município. Ele possui um histórico de atuações no Movimento de União de Bairros (MUB), em pastorais da Igreja Católica e no Conselho Municipal de Segurança Alimentar, e também de lutas em defesa da igualdade e de outras questões sociais. Leonardo Bruno, o Léo do Cowboy Beleza, concorre a vice-prefeito.