Direto Da Redação: | 19/03/2023 às 22:20
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, através do Departamento Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos Individuais, Coletivos e Difusos - LGBTI, realizou, nesta quarta-feira (15), no auditório do DEMPPIRD, localizado no Restaurante do Povo, uma formação para a sociedade civil, técnicos e convidados a fim de dialogar sobre questões pertinentes aos direitos dos migrantes e refugiados no Brasil, como informações sobre o processo de documentação.
Para tratar sobre o tema, a SMASDH convidou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a Organização Internacional para as Migrações, a PARES Cáritas e o Ministério da Saúde. Durante o treinamento, os migrantes e refugiados presentes receberam atendimento de profissionais especializados.
Um caso de superação é o de Daniel Diowo. O congolês chegou ao Brasil em condição de refugiado e hoje trabalha na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos como assistente da coordenação de imigração e refúgio. Segundo Diowo, o trabalho é uma oportunidade de ajudar a comunidade a evoluir cada vez mais na melhoria da qualidade de vida.
De acordo com a subsecretária Municipal de Direitos Humanos, Andrea Santos, é de suma importância a formação para uma maior capacitação, tanto de profissionais como sociedade civil, além da garantia de direitos para migrantes e refugiados. "Trabalhamos sempre na perspectiva de viabilização de garantia dos direitos humanos", declarou Andrea Santos.
Para a subsecretária Municipal de Assistência Social, Aline Ferreira, é muito importante promover formações com o objetivo de informar e proteger os direitos dos migrantes e refugiados no Brasil. “Temos o dever de trabalhar para que todos tenham seus direitos garantidos”, finalizou Aline Ferreira.