Direto Da Redação: | 20/03/2023 às 00:01


Durante a cerimônia, ele outorgou Títulos de Cidadão Duquecaxiense e Moções de Aplausos aos que se destacaram no ano de 2022

   Juízes, promotores e defensores públicos foram homenageados, no dia 15/03, pelo vereador Junior Uios (União Brasil), com títulos de Cidadão Duquecaxiense, a maior honraria do Poder Legislativo, e Moções de Aplausos, no plenário da Câmara de Duque de Caxias.


   O vereador Junior Uios destacou os princípios de sua homenagem. “Eu creio na justiça, mas não numa justiça qualquer. Creio na justiça que não é cega. Creio em profissionais que se empenham em conhecer o mundo e dar alento às mazelas humanas”.

   Também se referindo à justiça, o vereador Moisés Neguinho (PMB), bacharel em Direito, foi enfático: “quando a justiça perde o equilíbrio, a democracia enfraquece”, disse ele, em seguida, parabenizando os agraciados pelos seus trabalhos no município.

   A desembargadora, Drª Mafalda Lucchese Pinto ressaltou que Duque de Caxias possui juízes ímpares na sua comarca. “Eles vêm para cá, abraçam a cidade e fazem o melhor que podem, dentro das possibilidade de um ser humano”. Complementando a sua fala, o desembargador, Dr. André Luís Mançano Marques, ex-procurador-geral do município, ressaltou: “todos os agraciados fazem jus a estas palavras. Aproveito também para me colocar à disposição e me aproximar mais da magistratura do município”.


   De acordo com o juiz federal, Dr. Osair Victor de Oliveira Júnior, agraciado em outra ocasião com o Título de Cidadão Duquecaxiense, também pelo vereador Junior Uios, a homenagem é o reconhecimento da sociedade local ao trabalho que o sistema de justiça presta. “Vejo aqui defensores, promotores, juízes e estamos todos irmanados dentro do sistema de justiça para trazer a paz social, que é o propósito também de quem legisla”.

   Um momento que reforçou a harmonia entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Foi o que enfatizou o procurador-geral do município, Dr. Fabrício Gaspar Rodrigues, assim como, as qualidades dos homenageados. “Vossas Excelências prestam um serviço essencial na nossa cidade, que é garantir o cumprimento das leis”.

   Para fazer a entrega das moções e dos títulos aos homenageados*, o vereador Junior Uios convidou cada autoridade da mesa para acompanhá-lo. O juiz do Juizado Especial, Dr. Valmar Gama Amorim, destacou a sua chegada em Duque de Caxias e o acolhimento da Drª Mafalda Lucchese. “A gente não consegue nada sozinho. O que consegui na minha carreira, até hoje, é porque sempre tive a colaboração da minha equipe e dos colegas de magistratura”.

   O promotor na 3º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, Dr. Pedro Borges Mourão Sá Tavares de Oliveira, destacou o que significa receber a homenagem do Poder Legislativo. “É uma das maiores que um operador do direito pode receber, principalmente, um membro do Ministério Público, porque é, em última essência, a homenagem do povo”.

   A defensora na Defensora Pública do 4º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, Thaís dos Santos Lima, afirmou que a homenagem é estendida à instituição que representa e que, há 65 anos, está presente no Estado do Rio de Janeiro. “É para todas as pessoas que me antecederam e construíram o caminho que hoje passo. Agradeço também aos meus ancestrais porque sou fruto do sonho deles”

   Para a promotora na 2ª Promotoria de Justiça, Drª Roberta Maristela Rocha dos Anjos, iniciativas com a do vereador Junior Uios, aproxima o Ministério Público da Casa Legislativa. “Aproveito a oportunidade para agradecer os jurados de Duque de Caxias. Tivemos o ano de 2022 muito intenso, com mutirão de júris. É uma sociedade que clama por justiça junto ao Ministério Público”.

   Além dos títulos e moções, o vereador Junior Uios entregou aos homenageados e aos integrantes da mesa, orquídeas e uma caneta, explicando o seu significado. “Sempre digo que o poder da caneta é tão gigantesco que pode provocar ou transformar, principalmente, quando atinge a vida de uma pessoa ou de um coletivo”.

Homenageados

   Juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude, Juliana Kalichsztein; juiz do Juizado Especial, Valmar Gama Amorim; juíza do 2º Juizado Especial Cível, Simone de Freitas Marreiros; juiz do 3ºJuzado Especial Cível, Luiz Alfredo de Carvalho Junior; juíza da 2ª Vara de Família, Andrea Barroso Silva de Fragoso Vidal; promotor na 3º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, Pedro Borges Mourão Sá Tavares de Oliveira; defensora na Defensora Pública do 4º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, Thaís dos Santos Lima; promotora na 2ª Promotoria de Justiça, Roberta Maristela Rocha dos Anjos; promotora na Promotoria de Justiça, Débora Cacy Erlich e a juíza da 4ª Vara Criminal, Anna Christina da Silveira Fernandes.

Deixe seu Comentário