Direto Da Redação: | 23/03/2023 às 13:25  


   Nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Duque de Caxias realizou, na Praça do Pacificador, no centro do município, um evento comemorativo e educativo que contou com a presença de alunos de escolas municipais e do público que circula pela região. O evento faz parte da agenda nacional do Vigiagua, Programa nacional de vigilância da qualidade da água para consumo humano.



   

   A programação foi uma iniciativa da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ), através do programa Vigiagua Duque de Caxias, e contou com a participação da concessionária Águas do Rio, da Cedae, Inea e das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente, com a realização de atividades educativas para conscientizar a população sobre a importância da qualidade da água.



   

   O evento contou com a presença de cerca de 200 alunos de quatro escolas municipais: E.M. Tancredo Neves, E.M. Dr. Ely Combat, Ciep 338 Célia Rabelo e E.M. Márcio Fiat. Para o professor Mário Sérgio Souza, coordenador dos Programas Saúde na Escola, Saber Saúde e Crescer Saudável, do Departamento de Programas e Projetos Educacionais/DPPE - SME, ações como essas são muito importantes no sentido de despertar os estudantes para seu papel na sociedade, sobre o consumo e uso consciente da água.
"A gente precisa sensibilizar essa geração para as mudanças que a gente quer que aconteçam no mundo. Neste momento é extremamente importante conscientizar essas crianças sobre o consumo da água de uma forma regrada e sustentável", declarou Mário Sérgio.



   

   O coordenador do programa Vigiagua Duque de Caxias, Edguara Tavares, da SVAVZ, destaca que essa ação faz parte da agenda voltada para trazer para a população do município uma água de qualidade.
"Hoje é um marco histórico, pois em todo o Brasil Duque de Caxias sai na frente nessa agenda nacional de vigilância e fiscalização da água de consumo. A partir de abril, o programa será itinerante, visitando os quatro distritos com as equipes de vigilância da água consumida pela população", disse o representante do Vigiagua no município.


Deixe seu Comentário