Direto Da Redação: | 28/03/2023 às 16:53
Inaugurado em 2008, pela Prefeitura de Duque de Caxias, o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) sempre se destacou como referência em atendimento na Baixada Fluminense.
O trabalho desenvolvido pela equipe médica da unidade teve grande destaque, especialmente a partir de janeiro de 2017, quando a Prefeitura deu início aos mutirões de cirurgias, que reduziram muito o tempo de espera dos pacientes pelos procedimentos. Nos últimos dois anos, o hospital tem recebido um grande volume de investimentos dos governos municipal, estadual e federal, que garantiram a aquisição de novos equipamentos e a reforma de vários setores da unidade.
Os números comprovam que a cada ano o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo vem batendo recordes em número de cirurgias realizadas. As estatísticas referentes ao ano de 2022 comprovam isso: de Janeiro a Dezembro foram realizados 14.437 procedimentos, a maioria de cirurgias eletivas como hérnia, vesícula e laqueadura, chegando a uma média de 1.200 cirurgias ao mês. A evolução nos serviços de cirurgias é reforçada quando comparado ao mesmo período de 2021, quando foram realizados 6.996 procedimentos, com média de 500 cirurgias/mês. Em apenas um ano, o HMMRC quase triplicou o quantitativo de procedimentos cirúrgicos realizados.
A diretora do hospital, Dra Vanessa Vasques Leal de Castro, ressalta que a unidade segue como referência no município para cirurgias eletivas, enquanto que o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) é referência nas cirurgias emergenciais.
“Fechamos o ano de 2022 com esse aumento significativo de cirurgias/mês, comparada à estatística de 2021. Conseguimos quase triplicar esse número. A nossa meta é chegar a 2 mil cirurgias/mês”, disse Dra. Vanessa Castro.
Com o apoio dos governos federal e estadual, a Prefeitura de Duque de Caxias já ampliou para 56 o número de leitos de enfermaria clínica do primeiro andar e entregou mais 56 leitos cirúrgicos no segundo andar. A reforma segue agora para o terceiro e o quarto andares, onde, em breve, serão entregues mais 112 novos leitos. Com a obra finalizada, o hospital vai disponibilizar um total de 224 leitos para atender aos pacientes clínicos e cirúrgicos. Também estão na lista das reformas a ala de Psiquiatria, que está na fase final; área do Politrauma e recepção de visitantes, em execução; além dos setores de cozinha, administrativos e de Farmácia, entre outros.
“A estatística de 2022, considerando todo o complexo hospitalar, que inclui a a unidade de emergência UPA Beira Mar, fechamos com uma média de 240 mil pessoas atendidas/ano, juntando todas as consultas ambulatoriais e de emergência também”, destacou a diretora do HMMRC.
O HMMRC dispõe também de um moderno Centro de Imagens, que faz em torno de 22 mil exames/mês, dentre eles Tomografia, Ressonância Magnética, Ultrassonografia, Ecodoppler, Endoscopia, Colonoscopia, Ecocardiograma e Radiografias. É o único hospital da região metropolitana a realizar tomografia computadorizada com sedação em crianças. A UPA Beira Mar, unidade de emergência do Hospital, e que também está passando por reformas de infraestruta e revitalização, chega a atender uma média de 10 mil pessoas por mês, vindas dos municípios da Baixada Fluminense e todo o Rio de Janeiro.
O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fica na Rodovia Washington Luís, 3.200.